Primeira mulher eletricista da prefeitura de Brusque conta os desafios e realizações

A eletricista Juliana Oliveira da Silva, de 38 anos, é a primeira mulher na história da prefeitura de Brusque, Vale do Itajaí. Ela atua na secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A baiana de Ilhéus veio para Brusque em 2017.

Primeira mulher eletricista da prefeitura de Brusque

Primeira mulher eletricista da prefeitura de Brusque conta os desafios e realizações – Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação/ND

Para entrar na profissão, ela fez um curso profissionalizante na área. Em 2018, ela passou para o concurso público, mas não chegou a ser chamada pela pandemia. “Nesse meio tempo, fiz seletivo para agente de endemias, onde atuei por três anos, depois fui monitora escolar e, por fim, estava na função de agente de endemias em Guabiruba, quando me chamaram para assumir o cargo aqui em Brusque”, conta.

Desafio de ser a primeira mulher no cargo

De acordo com Juliana, ser a primeira mulher no cargo é desafiador e gratificante. “Estou aprendendo, cheguei em 23 de março, e de lá para cá estou me adaptando. Eu já havia trabalhado por quatro anos em elétrica predial, e aqui muda um pouco, tenho saído para rua, contando com apoio dos colegas para entender a dinâmica e poder contribuir com o meu trabalho”.

Primeira mulher eletricista da prefeitura de Brusque

“Em qualquer área que não é comum ver uma mulher, pode ter um olhar diferente, mas com o cotidiano, as pessoas vão conhecendo, confiando e as coisas se ajeitando”, conta Juliana – Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação/ND

Para Juliana, ser uma mulher na profissão pode gerar estranheza, mas, com o tempo, as pessoas se acostumam: “Em qualquer área que não é comum ver uma mulher, pode ter um olhar diferente, mas com o cotidiano, as pessoas vão conhecendo, confiando e as coisas se ajeitando”.

A eletricista não esconde a alegria de atuar na área que tanto gosta. “Eu andava pela cidade e via o carro da iluminação pública e pensava: um dia eu vou trabalhar com esse carro. E deu certo. Eu gosto muito do que faço, estou disposta a aprender e me sinto feliz trabalhando aqui na Secretaria de Obras”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.