O que você precisa para começar a jogar beach tennis em Florianópolis

Nesta semana, a equipe do Floripa 350 – projeto do Grupo ND, em comemoração ao aniversário de Florianópolis – lançou um novo desafio, daqueles de suar a camisa. Os repórteres da NDTV Record TV Kelly Borges e Arliss Amaro foram convidados a jogar beach tennis, esporte que virou sensação na Capital.

Os repórteres Kelly Borges e Arliss Amaro tiveram aula com o tenista Diogo Steil e jogaram com a atleta de beach tennis Laurinha – Foto: Reprodução/NDTV

A dupla foi até uma quadra de tênis de praia no bairro Estreito, na Beira-Mar Continental, e teve uma aula completa com nada mais nada menos do que Diogo Steil, um dos tenistas mais importantes do Estado.

Primeira vez com as raquetes de beach tennis

Nenhum dos dois jornalistas tinha passado pela experiência de uma aula profissional. Eles chegaram animados, com muitas expectativas.

“Eu já fiz corrida de rua, aprendi a remar e agora chegou a hora de aprender a jogar o famoso beach tennis. Vim descobrir o porquê, no ano passado, mais de 1 milhão de pessoas aderiram a esse esporte. Quero fazer parte dessa contagem também”, diz Kelly.

Arliss Amaro também estava confiante. “Todo mundo joga beach tennis em Floripa, agora é a nossa hora. É a nossa primeira vez, vamos ver se vai sair jogo, porque nunca pegamos em uma raquete”, brinca o comunicador.

Após breves instruções, os repórteres colocaram a bola em quadra – Foto: Reprodução/NDTV

Manezinha que desponta no beach tennis reforçou o time

Para iniciar a prática do beach tennis, o professor Diogo Steil propôs um jogo em duplas. Faltava uma atleta e a escalada para a vaga foi a moradora da Capital que vem dando um verdadeiro show nas quadras profissionais, Laura Vieira Amorim, a Laurinha, de 15 anos.

A menina treina desde os 7 anos e já representou o Estado e o País em competições internacionais, trazendo uma coleção de medalhas à Florianópolis. Hoje, ela faz parte da Seleção Brasileira de Beach Tennis.

“Quero treinar bastante para chegar ao top 50 e top 10 do mundo”, sonha Laurinha, atleta da Capital que coleciona medalhas de beach tennis – Foto: Reprodução/NDTV

“Comecei nas areias da praia da Joaquina com minha mãe, que já jogava tênis. Ela parou e eu continuei a treinar sério com a tenista Elisa Rebelo. O início era uma brincadeira, mas gostei muito e fui me desenvolvendo. O tênis de praia é um esporte para todas as idades, todo mundo se diverte”, conta a garota que sonha alto: “Quero treinar bastante para chegar ao top 50 e top 10 do mundo”.

Chegou a hora de colocar a bolinha para quicar

Com as duplas formadas, o professor deu as primeiras dicas aos novatos da NDTV RecordTV. “Um detalhe importante é ficar próximo da bolinha e sempre deixar a raquete em pé na direção do corpo, isso facilita muito na hora de a gente a acertar”, ensina Diogo Steil.

Ele também fala da importância da repetição dos movimentos como backhand e forehand que são as posições do punho e das mãos ao rebater a bola do beach tennis. “Aos poucos, com as aulas, os treinos, vocês vão ficar cada vez melhor, mas não tem muito mistério não”, completa.

Instruções tomadas, aí foi um tal de bolinha pra cá, bolinha pra lá. Não demorou muito para Kelly e Arliss começarem a acertar as raquetadas. Com um pouco de treinos, a dupla já estava craque. No fim da aula, a satisfação do dever cumprido e a vontade de jogar ainda mais.

Florianópolis é pioneira no beach tennis

O beach tennis foi criado na Itália em 1987 e chegou ao Brasil em 2008. Não demorou muito para que o esporte caísse no gosto da nossa gente. O principal motivo está no fato de se tratar de uma atividade física inclusiva, acessível e barata. Pessoas de todas as idades podem praticá-lo sem nenhuma distinção.

Atualmente, segundo a Fundação Catarinense de Tênis, mais de 1,1 milhão de pessoas praticam o esporte em todo o país. Boa parte são moradores e turistas de Florianópolis. A cidade tem protagonismo e foi pioneira no esporte.

Além da tradição do tênis tradicional, foi aqui que em 2010 aconteceu o primeiro Torneio Nacional de Beach Tennis. Na época, a competição contou com 36 atletas. Na semana seguinte, o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro.

Quem é Diogo Steil

Diogo Steil já foi campeão brasileiro no Rio de Janeiro e Garopaba, na categoria A, e campeão estadual etapa Master Cat – Foto: Reprodução/NDTV

O tenista Diogo Steil é formado em Educação Física pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e tem pós-graduação em Grupos Especiais Atividade Física e em reabilitação de lesões. Em 2017, começou a jogar campeonatos de Beach Tenis. Em 2020, com a pandemia, surgiu a oportunidade de começar a dar aulas.

Steil já foi campeão brasileiro no Rio de Janeiro e em Garopaba, na categoria A, e campeão estadual da etapa Master Cat. Este ano, ele tem o objetivo de participar do campeonato estadual e tentar a vaga para representar Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Beach Tennis.

Confira a reportagem especial exibida pelo Balanço Geral Florianópolis

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no Jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.