‘Meninas na Ciência’ promove atividades semanais no primeiro semestre de 2023

O projeto de extensão Meninas na Ciência convida meninas e mulheres estudantes do ensino médio e do ensino superior a participarem das atividades do projeto que se iniciam no mês de abril e seguem, semanalmente, até julho. A primeira ação está marcada para esta quarta-feira, 5 de abril, às 14h, e consistirá em uma visita ao Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração (Labidex), que fica localizado no térreo do Espaço Físico Integrado (EFI), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

Nas semanas seguintes serão realizadas sessões de cinema, treinamentos para “caçar asteroides”, e oficinas de telescópios. Todas as atividades são gratuitas e dão direito a certificado para as participantes. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário.

O Meninas na Ciência é um projeto de extensão do Departamento de Física da UFSC. Criado em 2020, tem como objetivo estimular o interesse de meninas e jovens mulheres pelas ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas.

Confira a programação do mês de abril:

5 de abril – Labidex – um espaço destinado a vivenciar a ciência através de experiências e ver como a física funciona na prática.
12 de abril – Cine Ciência. Sessão de cinema e discussão sobre um filme relacionado à ciência, com direito a pipoca.
19 de abril – Caça Asteroides – serão montadas equipes e realizados treinamentos para começar a caçar os asteroides no âmbito do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
26 de abril – Oficina de telescópio – para aprender o que são telescópios, como funcionam e construir um do zero.

Mais informações podem ser consultadas na página do Instagram ou no site do projeto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.