Empresa de SC desenvolve fertilizante inteligente


Analista da Finep André Cabral de Souza (E), Isabella Ferreira Russeau, Manoel Ferreira, Matheus de Mattos

Analista da Finep André Cabral de Souza (E), Isabella Ferreira Russeau, Manoel Ferreira, Matheus de Mattos Foto: Erick Simões, Divulgação

Produto exclusivo

O uso do fertilizante sulfato de cálcio para melhorar as condições do solo garante plantas mais fortes. Dona da maior reserva desse mineral do Sul do Brasil, a empresa SulGesso, de Imbituba, Sul de Santa Catarina, acaba de desenvolver um produto tecnológico, mais eficiente: o potássio encapsulado com a presença de fósforo proveniente de fontes alternativas.
O projeto, que foi feito pela divisão de nutrição vegetal da empresa, a MaxiSolo, contou com a parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que aportou R$ 4 milhões, e das áreas de engenharia mecânica e agronômica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As pesquisas começaram em 2020 e foram finalizadas agora. O produto deverá ser lançado no mercado ainda este ano, informa a SulGesso. Em função da tecnologia diferenciada, a empresa entrou com pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O produto pode ser usado em diferentes tipos de solo para melhorar o cultivo de diversos produtos do agro, entre os quais milho, arroz, soja, banana e outros.

– Quanto ao encapsulamento de fertilizantes, destaco que os resultados obtidos pela empresa SulGesso são de importância incomensurável para o agronegócio e para o Brasil. Não só por conta de sermos um grande dependente da importação de NPK mas, também, pelo uso excessivo nas culturas, o que provoca problemas ambientais e gastos excessivos aos agricultores – afirmou o analista da Finep que acompanhou o projeto, André Cabral de Souza.

Quem também destacou a eficiência acima das expectativas do novo fertilizante foi o executivo Matheus Estevam de Mattos, coordenador do Núcleo de Inovação e Pesquisa da SulGesso. Segundo ele, todas metas foram cumpridas e os resultados agronômicos do produto foram excepcionais.

A SulGesso foi fundada no começo dos anos de 1980 pelo empresário Manoel Ferreira, que comprou uma área de uma empresa controlada da Petrobras, a Gaspetro. Ele iniciou a exploração comercial de fertilizantes contidos na área. Hoje a empresa tem 140 colaboradores e atua principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.