O rico debate sobre o jornalismo do futuro

Um dos eventos mais enriquecedores, fraternos e produtivos aconteceu no fim de semana no Costão do Santinho, com a realização do Seminário O Jornalismo do Futuro, iniciativa e excepcional organização dos profissionais do grupo ND.

Foram dois dias de palestras e debates sobre os atuais e os novos desafios da comunicação no Brasil e no mundo, sobretudo, com as inovações das novas tecnológicas digitais. O evento transitou entre as conhecidas normas e lições do jornalismo diante de novas realidades e os cenários que surgem com a Inteligência Artificial.

O saudável encontro foi aberto pelo presidente Marcello Petrelli, que não se limitou a saudar os 110 participantes presenciais e mais de 300 que acompanharam pela Internet em todas as regiões do Estado. Ao lado dos colaboradores de cabelos brancos, de profissionais de diferentes áreas de todo o Estado e dos estagiários, ouviu todas as palestras e os respectivos debates.

O jornalista Antônio Guerreiro, vice-presidente do grupo Record, renovou os compromissos da empresa com a ética, a independência e os compromissos com o público, com qualificada atuação em todas as plataformas do jornalismo moderno. Defendeu o jornalismo regional como o de maior identidade com a população.

O professor Carlos Alberto Di Franco, ícone na profissão e na academia, voltou a brilhar com um singular apanhado sobre a importância do aprimoramento profissional constante. Enalteceu a promoção do grupo ND, destacando ter encontrado muita vibração, entusiasmo e o desejo de melhorar sempre a atividade jornalística.

O jornalista multimidia foi abordado pelo premiado consultor Eduardo Matos, mostrando sua experiência em várias plataformas.

Talentosa e criativa, a jornalista Mariana Godoy, do “Fala Brasil”, esbanjou simpatia num longo e consistente diálogo. Entre as múltiplas lições: “A verdade continua sendo o maior bem do jornalismo”.

Inteligência Artificial

As tendências do jornalismo no novo mundo digital foram analisadas pela professora Ana Brambilla, doutora em Comunicação e especialista nas mais modernas  plataformas.

Os avanços da Inteligência Artificial, já amplamente presente nas empresas e na comunicação, e até as mencionadas ameaças, ganharam destaque na abordagem feita pelo professor Marcelo Barcelos, um futurista com doutorado que se especializou num mundo novo desconhecido.

O interesse de todos os participantes e o contagiante entusiasmo uniram-se às homenagens aos dirigentes e diferentes segmentos dos profissionais da NDTV, jornal “Noticias do Dia” e Portal NDMais, todos numa saudável confraternização e com um grande objetivo: fazer o melhor jornalismo e a comunicação mais qualificada que corresponda às expectativas da população catarinense e brasileira.

Um clima de entusiasmo e muita confraternização marcou o seminário O Futuro do Jornalismo. Aqui as equipes de Florianópolis. – Foto: Moacir Pereira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.