Empresário Antônio Koerich: a comovente noite de lançamento de livro e homenagens.

Lançamento de livro com celebração única e memorável na festa em homenagem ao empresário Antônio Koerich, reuniu centenas de integrantes da família Koerich e convidados especiais, no Hard Rock Live Florianópolis, ontem à noite.

Kerito, simbolo do Koerich, com o casal Antônio e Ony, junto ao bolo criativo produzido pela neta – Foto: Moacir Pereira

Compartilho aqui com os internautas de uma noite, que me provocou profunda emoção.  Afinal, o livro “Antônio Koerich, um Legado de Amor à Família e ao Trabalho”, é resgate valioso e histórico sobre a jornada vitoriosa e exemplar de um dos mais brilhantes, visionários, competentes, humanos e extraordinários entre tantos descendentes dos imigrantes alemães em Santa Catarina.

Durante mais de 3 anos me dediquei a mais de 40 horas de entrevistas gravadas com o biografado, sofremos juntos com interrupção causada pela Covid-19, trabalhamos unidos na construção do livro, a mais primorosa das obras do jornalista e editor Valmor Fritsche, da Doisporquatro.

A noite foi plena de emoções.  Muita confraternização, uma decoração típica, com a fachada do Museu Eugênio Raulino Koerich, no armazém da Colônia Santana, onde tudo começou, a exibição da camionete Ford, a “Lili”, fundamental no crescimento da empresa e uma das alegrias de Toninho, homem preocupado com a família, com o trabalho, mas também com uma sensibilidade humana e cultural especial.

Foram quatro horas de solenidade, leve, boa música, cenas sobre a evolução das empresas Koerich.

“Certos Amigos” emociona a familia Koerich e convidados – Foto: Moacir Pereira

O cerimonial foi conduzido pelos competentes jornalistas Mário Motta, hoje deputado estadual, e Laine Valgas, dois queridos colegas que brilham até hoje na comunicação estadual.

A organização, perfeita, coube ao empresário Sander De Mira, cuidadoso nos mínimos detalhes.

Toninho Koerich estava radiante. Fez discurso, inicialmente lido, e depois, revelando no improviso muita felicidade com a noitada literária e cultural.

Coube ao homenageado entregar os primeiros exemplares do livro. Começou, emocionado, com o abraço ao irmão Walter Koerich, com quem iniciou os estudos em Florianópolis e depois comandou a. Fiambreria Koerich. Seguiram-se o prefaciador e advogado Luiz Dela Bruna, o empresário Paulo Toniolo Junior, João Sequeira e a esposa Ony Furtado.

O evento foi encerrado com um espetáculo da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Roca, com repertório de canções da música popular brasileira.

O encerramento marcou novos momentos de explosão de sentimentos. Subiu ao palco o filho Sérginho Koerich para interpretar “Certos Amigos”, música que consagrou o Expresso Rural, de autoria do falecido e talentoso Daniel Lucena.

Quando o artista Zeca Petry, um talento de nível internacional, iniciou com seu violão de 12 cordas, o maravilhoso solo da tocante melodia, e Luiz Meira arrematou ao lado no vilão de 6 cordas, os intensos aplausos misturaram-se com o aflorar íntimo dos sentimentos.

Uma apoteose realmente de arrepiar.

 

 

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.