Professora Fabrícia Luiz Souza toma posse como secretária de Educação de Florianópolis

A secretaria de Educação de Florianópolis está sob novo comando. E, pela primeira vez, uma servidora de carreira do município, a professora Fabrícia Luiz Souza, estará à frente da pasta.

Fabrícia será a primeira servidora de carreira do município a assumir a secretaria de Educação – Foto: Nícolas Horácio/ND

Manezinha do Jardim Atlântico, 48 anos, no magistério desde os 14 e na educação da Capital desde 2001, Fabrícia tem o desafio de suceder o professor Maurício Fernandes.

A transmissão do cargo, realizada na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Educação Continuada, no Centro, foi marcada por muita emoção, mas também por muita alegria.

No momento em que foi chamada para compor a mesa de autoridades e depois do primeiro discurso como secretária, Fabrícia foi ovacionada pela plateia formada principalmente por diretoras de escolas e creches da Capital.

A nova secretária disse que recebeu a indicação do antecessor Maurício e o convite do prefeito Topázio com honra e alegria, pelo fato de atuar como servidora da prefeitura há mais de 20 anos.

“Os desafios são imensos, porque o secretário deixa um grande legado de compromisso, respeito às pessoas, às crianças e aos nossos estudantes. Teremos muito trabalho pela frente e vamos efetivar a política pública de educação de qualidade para os 40 mil estudantes que temos na rede e mais de 5 mil profissionais de educação”, salientou a secretária.

Ainda conforme Fabrícia, sua gestão será marcada por muita responsabilidade e compromisso, atendendo aos profissionais, melhorando a qualidade das escolas e o aprendizado dos estudantes. “Assim como o prefeito, quero estar próxima das pessoas, preocupadas com as pessoas e com a nossa cidade”, completou Fabrícia.

O agora ex-secretário Maurício Fernandes discursou em tom de agradecimento, sobretudo aos servidores da Educação municipal, mas também ao ex-prefeito Gean, que lhe indicou para o cargo em 2017 e ao prefeito Topázio Neto, que lhe manteve à frente da secretaria. Depois, dirigiu-se à sucessora.

“A Fabrícia é uma gigante. Uma mulher que tem uma energia extraordinária, que vai fazer história em Florianópolis”, disse Fernandes. Sobre o legado, o ex-secretário disse que “gostaria de ser lembrado por palavras como generosidade, amor, fraternidade, respeito ao próximo”.

A cerimônia de transmissão do cargo contou também com a presença de familiares de Fabrícia e de Fernandes, vereadores de Florianópolis, incluindo o presidente da Câmara, João Cobalchini (Ub) e com o prefeito Topázio, que fez a fala de encerramento da solenidade:

“Não tenho dúvidas que com a professora Fabrícia na secretaria, vamos aprimorar a gestão que temos na rede de educação a partir da visão de alguém que tem 23 anos de rede municipal.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.