Deputados de SC participam de CPIs na Câmara Federal

Três deputados federais da bancada de Santa Catarina foram anunciados na última quarta-feira (17) em CPIs (Comissões Parlamentar de Inquérito) da Câmara Federal.  A comissão que vai investigar as invasões do MST, vai ter a deputada Caroline de Toni (PL-SC). Já a CPI que vai apurar possíveis fraudes em resultados de jogos de futebol, tem como titular, Daniel Freitas (PL-SC). E também na CPI das Lojas Americanas, que terá Carlos Chiodini ( MDB-SC) como relator.

Deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), durante a escolha de membros da CPI das Americanas – Foto:  Ketrin Raitz/Assessoria

As três CPIs tem o prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros, para concluir os trabalhos de apuração. Uma CPI tem poder de investigação igual de autoridades judiciais, mas não processa nem julga.

 

MST

A comissão que vai investigar as invasões do MST será presidida pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) e terá a relatoria do deputado Ricardo Salles (PL-SP).

Caroline de Toni foi indicada pelo seu partido, assim que são feitas as escolhas dos membros. A deputada é a única titular de Santa Catarina na CPI. Já do PL, ela compõe a lista com seis deputados.

“Vamos trabalhar muito forte nessa comissão para revelarmos as ligações do PT com os movimentos que promovem o terror no campo. O protagonismo prometido por Lula a esses movimentos já é fato consumado. Em menos de 5 meses de PT, presenciamos um aumento de 143% de invasões em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Carol De Toni.

Futebol

O grupo vai apurar manipulação de resultados de partidas de futebol. Foi escolhido como presidente o deputado Julio Arcoverde (PP-PI). A relatoria ficou com o deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

A iniciativa para criar a CPI partiu de investigações feitas pelo Ministério Público de Goiás que levantaram suspeitas de manipulação no resultado de quatro jogos da série B. Os parlamentares irão apurar as irregularidades cometidas em partidas de outras séries.

“O meu nome foi escolhido pelo PL para ser membro da CPI que vai investigar esse absurdo que é a manipulação nos resultados dos jogos envolvendo jogadores, dirigentes e outras pessoas. Como sempre, me entregarei a mais este desafio, além, é claro, de seguir com os nossos trabalhos na oposição”, disse Daniel Freitas.

Americanas

A comissão que vai apurar possível fraude contábil da ordem de R$ 20 bilhões na Americanas será presidida pelo deputado Justinho Ribeiro (Republicanos-SE). Para relator, o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).

O deputado acredita que a pauta é delicada, mas acredita que tem como levar o debate para mais próximo da sociedade. E que o tema é importante para a pauta econômica do Brasil.

“É um tema que se trata especificamente de uma empresa privada, uma empresa conhecida no país, mas principalmente dos reflexos no mercado de capitais na transparência e serenidade nos dados apresentados” explica o relator.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.