ACI/Ocesc: Premiação de jornalismo em Santa Catarina vai distribuir mais de R$ 90 mil

Os jornalistas de Santa Catarina, e também estudantes, têm mais de R$ 90 mil para perseguir valorizando suas produções neste ano. Foi lançado nesta terça-feira (6), em Florianópolis, na Casa do Jornalista, sede da ACI (Associação Catarinense de Imprensa), o 3° Prêmio ACI/Ocesc de Jornalismo.

Déborah Almada é a presidente da ACI – Foto: Leo Munhoz/ND

O prêmio contemplará vencedores em sete categorias: texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, jornalismo universitário e cooperativismo. A novidade é a inserção da categoria webjornalismo/reportagem multimídia, substituindo a categoria jornalismo visual das edições anteriores.

Além de lançar o prêmio, na terça, a ACI trouxe para Florianópolis dois profissionais de destaque nacional para um bate-papo com os jornalistas. Thais Bilenky, da Revista Piauí, e Eduardo Ribeiro, âncora do Fala Brasil, da Record TV.

Ambos refletiram sobre a novidade que, atualmente, assombra as redações de jornalismo, a Inteligência Artificial. O consenso entre eles: o jornalista será ainda mais relevante e nunca será substituído por essa novidade.

Eduardo Ribeiro e Thais Bilenky no evento da ACI – Foto: Leo Munhoz/ND

Presidente da ACI, Déborah Almada explica o que a entidade espera dos jornalistas que concorrerão ao prêmio. “A única temática é a da categoria cooperativismo, em razão do nosso patrocinador e parceiro do prêmio. Esperamos pautas diferenciadas, inovadoras. As boas reportagens, aquelas bem apuradas, com várias fontes, que demonstrem o vigor do jornalismo catarinense”.

Mais de 3 milhões de cooperados

Patrocinadora da premiação, a Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) tem 250 associadas e mais de 3 milhões de cooperados. Conforme a assessora de comunicação da entidade, Andressa Recchia, a Ocesc resolveu valorizar o jornalismo catarinense para dar visibilidade ao cooperativismo.

“As cooperativas geram um impacto econômico e social muito grande em Santa Catarina e alguém precisa levar isso ao conhecimento da comunidade. Ninguém melhor do que a imprensa, que faz um trabalho excelente e leva cada vez mais os dados e ações do cooperativismo catarinense. Então, foi a forma que a Ocesc encontrou de valorizar os profissionais de mídia como um todo.”

As inscrições ao prêmio ACI/Ocesc vão até 31 de outubro e podem ser feitas no site da ACI.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.