Litoral Norte de SC inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para maiores de 18 anos

Os município do Litoral Norte catarinense já iniciaram a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas maiores de 18 anos. A vacinação foi ampliada após a liberação do Ministério da Saúde, anunciada na segunda-feira (24).

População com mais de 18 anos já pode se vacinar – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, a vacinação com o reforço bivalente iniciou já terça-feira (25) para toda a população acima de 18 anos de idade. Para estar apto à imunização, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente, do esquema primário.

O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A UBS Central é a única que não fecha para o almoço, e funciona das 8h às 17h.

Para as gestantes, é requisitada a entrega de uma autorização médica para o recebimento da vacina.

A vacina bivalente protege o organismo contra o vírus original da Covid-19 (Sars-CoV-2) e também contra as suas diferentes cepas, sendo uma versão atualizada das vacinas anteriores.

Mais de 5,8 mil pessoas já receberam a dose da vacina bivalente em Balneário Camboriú.

Itajaí

Já em Itajaí, a secretaria Municipal de Saúde dará início a aplicação da vacina bivalente a partir desta quinta-feira (27) para pessoas acima de 18 anos.

A vacinação estará disponível nas 31 salas de vacina do município, conforme o horário de funcionamento de cada uma e disponibilidade de doses.

Muicípio já vacinou grupos prioritários com vaicna bivalente – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

Anteriormente, o município já disponibilizou a vacina para pessoas de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência, abrigados, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Navegantes

Teve início também nesta terça-feira a vacinação contra a Covid-19 com a vacina Pfizer-BioNTech de formulação Bivalente para todas as pessoas que tenham 18 anos ou mais em Navegantes. O município seguiu a determinação divulgada pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.

A aplicação da vacina ocorre na UBS São Domingos I, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O paciente deve comparecer com carteira de vacinação e documento oficial com foto. Em caso de dúvidas, deve enviar mensagem para o número  (47) 3185-2350 (WhatsApp).

A UBS São Domingos I fica na Rua Gracilides Coelho Reiser, nº 128, no bairro São Domingos.

Balneário Piçarras

A secretaria de Saúde de Balneário Piçarras deu início nesta terça-feira a vacinação contra a Covid-19 com vacina bivalente para toda a população acima de 18 anos.

A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Esta é a sexta fase de vacinação bivalente no município, que começou em fevereiro com atendimento aos grupos prioritários.

Foram atendidos os moradores entre 60 e 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão.

Camboriú

Em Camboriú, pessoas com 18 anos ou mais também já podem se vacinar com a vacina bivalente em todas as unidades de saúde. A prefeitura reforça a necessidade de possuir o esquema vacinal primário completo, com duas doses, para então receber o imunizante bivalente.

Penha

Em Penha,  a vacina bivalente contra a Covid-19 passou a estar disponível para maiores de 18 anos nesta quarta-feira (26). A população pode se vacinar em todas as Unidades de Saúde do município.

De acordo com a secretaria de Saúde, desde o início da campanha foram imunizadas 1498 pessoas.

Itapema

Itapema também inicia a vacinação com a vacina bivalente contra a Covid-19 nesta quinta-feira (27). Toda a população com 18 anos ou mais, e que completou o esquema básico, poderá se vacinar.

Bombinhas

Em Bombinhas, a vacinação também está liberada para pessoas acima de 18 anos. Contudo, as imunização acontece em dias diferentes da semana dependendo da Unidade de Saúde. Confira:

  • UBS Bombas – quintas-feiras
  • UBS José Amândio – terças e quartas
  • UBS Zimbros – quartas e quintas
  • UBS Canto Grande – segundas-feiras
  • UBS Centro – quartas-feiras

Qual é a diferença da vacina bivalente e quem pode tomar?

Para estar apta a tomar a dose de reforço com a vacina bivalente, a população precisa ter finalizado o esquema primário com a vacina monovalente contra a Covid-19.

O período de intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após finalizado o esquema primário de vacinação monovalente. Esse mesmo período deve ser respeitado também para a data da aplicação da última dose de reforço do imunizante monovalente, caso a pessoa tenha recebido o reforço.

Vacina protege contra variantes do vírus da Covid-19 – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

As vacinas Comirnaty bivalentes produzidas pela Pfizer foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 22 de novembro de 2022. Elas oferecem proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.