Estudantes da UFSC participam do Acampamento Terra Livre, que reúne 6 mil indígenas em Brasília

Estudantes da UFSC em Brasília. Foto: Ariclenes Patté/Agecom/UFSC.

Cerca de 20 estudantes indígenas e não indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram, na última segunda-feira, 24 de abril, a Brasília para participar do 19º Acampamento Terra Livre (ATL). O evento ocorre do dia 24 a 28 de abril. O acampamento é parte do movimento estudantil de luta pela moradia específica, bolsa permanência, demarcação de território, saúde e educação. Participa do evento uma delegação da Maloca UFSC. 

O ATL é a maior mobilização indígena do país. Este ano reúne cerca de 6 mil indígenas de todo Brasil. Tem como tema o Futuro indígena é hoje sem demarcação não há democracia.

“Esse movimento é muito importante para a luta do movimento indígena como um todo, porque a gente tá ocupando cada vez mais espaços importantes na política, educação e na mídia. Portanto esse é um momento histórico para todos os povos indígenas do Brasil”, declara Samela Sateré Mawé, membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e coordenadora geral da comunicação colaborativa do evento.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.