Governo e trade debatem desafios do turismo em apresentação de pesquisa da Fecomércio SC

Foto: Divulgação / Fecomércio

Os dados da pesquisa da Fecomércio SC sobre o turismo de verão em 2023 apresentada nesta sexta-feira, 28, foram debatidos em painel com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Fábio de Souza, e Kleyton Peixoto Mendes, gerente- executivo do Floripa Airport.

De acordo com a pesquisa, a temporada de verão no Litoral Catarinense em 2023 registrou um aumento, em relação à média histórica, na participação de turistas moradores do próprio estado. O levantamento foi realizado com visitantes das cidades de São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba e Laguna.

O secretário Evandro Neiva destacou o papel da pesquisa da Fecomércio para entender e planejar ações. Segundo ele, o levantamento mostrou uma evolução do turista catarinense, como também o crescimento e profissionalismo dos equipamentos turísticos e do trade de Santa Catarina.

“Todos esses números são importantes para que possam ser trabalhados durante todo o ano. Por meio deles é possível conhecer o perfil do turista e também as suas variações para melhorar o que for necessário não só durante a temporada, mas fora dela, e estender isso para outras regiões do estado”, afirmou.

 A pesquisa mostrou que 83% do público no Litoral Catarinense foram brasileiros, e majoritariamente, dos estados da região Sul. Com relação aos turistas estrangeiros, o levantamento apresentou um crescimento de 13,4% para 17%. A presença de turistas argentinos em relação à temporada de 2022 cresceu de 10,4% para 12,4%, porém ainda é menor ao período pré-pandemia. Houve também um aumento na participação de turistas uruguaios.

São Francisco do Sul e Laguna foram os municípios em que houve predominância de turistas catarinenses (70,1% e 84,9%). Florianópolis e Balneário Camboriú foram os principais destinos do litoral de SC escolhidos pelos estrangeiros.

“No segundo semestre estamos planejando uma grande promoção do Estado para o para o próprio catarinense. O governador Jorginho Mello entendeu e colocou como prioridade essa promoção dentro do Estado. Fazer com que o Estado circule. Foi identificado na pesquisa, o aumento da circulação de catarinense no próprio Estado, isso é muito importante”, pontuou o secretário Evandro Neiva.

O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, reforçou que o estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação. “Ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos”, afirmou.

A pesquisa

Durante a pesquisa foram abordados perfil socioeconômico, procedência, características e organização da viagem e avaliação do destino. Foram realizadas 1213 entrevistas pessoais e presenciais, exclusivamente com turistas, segundo o conceito da Organização Mundial do Turismo (OMT), que considera o visitante que permanece ao menos uma noite em um meio de hospedagem coletivo ou individual na região visitada.

A coleta de dados ocorreu nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, garantindo uma margem de erro de 2,8% e nível de confiança de 95% para a amostra estadual.

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