4 sinais perigosos que podem indicar deficiência de fibras no seu organismo

As fibras são nutrientes presentes em alimentos de origem vegetal, animal ou mineral. Elas não são digeridas, nem absorvidas pelo organismo. No entanto, geram grandes benefícios para o corpo.

Pessoa com barriga inchada porque está com deficiência de fibras

Um dos efeitos da fibra natural é dar a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir medidas – Foto: Pixabay/ND

A médica Fernanda Elias Rabelo explica que as fibras são muito importantes para o sistema digestivo, pois elas auxiliam na digestão dos alimentos, impedindo a absorção de gorduras.

Além disso, elas atuam na prevenção do câncer colorretal e de outras doenças intestinais em conjunto com as bactérias da microbiota.

Barriga com o intestino pintado nela

As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino – Foto: Reprodução/ND

Quando o consumo de fibras é insuficiente, o organismo dá alguns sinais.

Veja quais são os 4 sinais de deficiência de fibras:

  1. Prisão de ventre: é o sinal mais claro da deficiência de fibras, pois, sem elas, o trânsito intestinal fica totalmente prejudicado.
  2. Fome logo depois das refeições: segundo a médica, as fibras garantem a sensação de saciedade depois das refeições ao prolongar a digestão dos alimentos. Sem elas, a comida é digerida rapidamente, gerando a fome.
  3. Dificuldade para emagrecer: sentindo fome nos horários que não deveria, surge a dificuldade para perder peso. Sem fibras, é mais difícil seguir uma dieta e fazer as refeições nos horários certos.
  4. Falta de energia: outro problema causado pela deficiência de fibras é a sensação de fadiga, pois com a digestão acelerada, é liberado uma grande quantidade de energia, na forma de açúcar, para o organismo. Em resposta, a insulina é liberada para absorver essa energia, criando um ciclo de cansaço.
Tigela cheia de frutas

As frutas são ricas em fibras – Foto: Canva/Divulgação/ND

Como evitar a deficiência de fibras?

Para resolver a deficiência de fibras, é importante incluir alimentos ricos no nutriente, como frutas, vegetais, cereais integrais, sementes e leguminosas.

A recomendação geral de ingestão diária de fibras é de 25 a 38 gramas, dependendo da idade e do sexo.

Segundo Rabelo, para que as fibras cumpram sua função no sistema digestivo, também é fundamental beber bastante água. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros por dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.